Home » » O que é o alfabeto fonético?

O que é o alfabeto fonético?


É um código internacional por meio do qual se pode conhecer a pronúncia correta das palavras em qualquer idioma. Criado por professores americanos e franceses em 1888, ele tem 107 letras e dezenas de símbolos que indicam o modo como uma sílaba deve ser pronunciada, se aberta ou fechada, por exemplo. "O alfabeto fonético não é uma língua nova, como o esperanto, que pretende substituir todas as outras. Trata-se de um código para que qualquer pessoa seja capaz de falar qualquer idioma", diz o linguista Paulo Chagas, da Universidade de São Paulo (USP). Além disso, o fato de ser fonético permite que idiomas sem escrita sejam "traduzidos". Por exemplo, um antropólogo brasileiro pode transcrever a língua de uma tribo amazônica, e esse idioma ser falado por pesquisadores em todo o mundo. O visu esquisitão dos símbolos, contudo, assusta muita gente. No dicionário de português, por exemplo, a tradução fonética da palavra "porta" aparece entre colchetes, como [p??t?]; já no de inglês, "door" vem seguida de [d??r]; no de francês, "porte" vira [p??t]. São muitas combinações possíveis, que incluem símbolos gregos difíceis de falar. O som de xis de "chave", por exemplo, vira [?]. Mas, com um pouquinho de esforço, dá para ver que a coisa é bem simples.

Funcionamento do alfabeto fonético

Atualmente, grande parte das letras é derivada do alfabeto romano ou de uma língua originária dele. No entanto, existem outras letras que também proveem do alfabeto grego e há, ainda, aquelas que não integram nenhum alfabeto. No total, são 107 caracteres que formam o alfabeto fonético internacional. Porém, nos dicionários de língua estrangeira, é comum encontrar apenas pouco mais de 40 tipos de letras e símbolo, tornando mais fácil a aprendizagem deste alfabeto.
Já que muitas letras são conhecidas dos brasileiros, pois integram o alfabeto da língua portuguesa, os interessados em aprender a usar o alfabeto fonético terão que aprender apenas a pronunciar os demais símbolos. Além das letras, o alfabeto fonético possui símbolos que se referem à maneira de pronunciar as palavras, como a entonação que deve ser dada. Desta forma, é possível que uma pessoa se torne autodidata em conhecer outro idioma, ao menos, em relação à pronúncia correta das palavras.

Utilização do alfabeto fonético internacional

O alfabeto fonético internacional é bastante utilizado pelos profissionais da área da linguística, fonoaudiologia, tradução e professores de idioma. Mas também pode ser de extrema importância para alunos de línguas estrangeiras, cantores e atores. Ou seja, qualquer profissional que trabalha com a pronúncia e que a todo o momento está envolvido com diferentes materiais escritos pode se valer do alfabeto fonético.



Outros alfabetos fonéticos

Hoje em dia, é também comum encontrar na Internet informações errôneas sobre a definição de alfabeto fonético, uma vez que eles são confundidos com os alfabetos radiotelefônicos ou de soletração. Isso acontece em parte porque o alfabeto de soletração mais usado é o chamado alfabeto fonético da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), sendo que existem outros que são utilizados para facilitar as comunicações realizadas por meio de rádio ou telefone. Neste caso, são utilizadas palavras ao invés de letras para soletrar uma informação.
Os alfabetos radiotelefônicos foram desenvolvidos ainda antes da Segunda Guerra Mundial, quando foram aperfeiçoados para facilitar a comunicação entre exército, marinha e aeronáutica, bem como a transmissão de informações entre os aliados. Depois de algumas padronizações, ele foi uniformizado, sendo utilizado até hoje pelas forças armadas.
Assim como o alfabeto fonético internacional, qualquer pessoa pode fazer uso dos alfabetos de soletração, desde que conheça a palavra que se refere a cada letra do alfabeto. Essa lista é facilmente encontrada na Internet e apesar de existir mais de uma, assemelham-se bastante. Com os números do alfabeto militar acontece a mesma coisa, no entanto, eles são pronunciados na língua inglesa e alguns deles recebem uma variação para que não sejam confundidos com outros números.

Fonte: ME
Compartilhe: :

0 comentários:

 
Traduzido Por : Template Para Blogspot
Copyright © 2016. Saiba um Pouco de Tudo