Home » , » Materiais recicláveis e sua importância

Materiais recicláveis e sua importância



lixo reciclável ou material reciclável significa o reaproveitamento de materiais já utilizados para fazer novos produtos ou transformar novamente em matéria-prima para novos usos, que podem ser reutilizados no mercado. A  reciclagem além de reduzir a quantidade de lixo, também recupera produtos, economizando energia, matéria-prima e gastos. Além disso, reduz significativamente a degradação ambiental.
Reduzindo, reutilizando e reciclando o lixo, é um meio de contribuir para a preservação do meio ambiente. Mas também pode ser usado para gerar riqueza e oportunidades de empregos. Atualmente, há muitas indústrias que transformam o lixo reciclável em outros produtos. Além disso, a reciclagem garante empregos para muitos desempregados nas grandes cidades. Os materiais mais reciclados são – o vidro, o alumínio, o papel e o plástico.
Atraves da criatividade e imaginação, muitos produtos podem ser produzidos a partir de sucata ou dos materiais recicláveis diversos. É possível dar nova função e forma a estes materiáis, reaproveitando e transformando em verdadeiras obras de arte, como por exemplo: em artesanatos, objetos de decoração, esculturas, luminárias, brinquedos, e até vestidos, roupas e sapatos. Reciclar ou reutilizar  é um procedimento que só trás benefícios para o planeta Terra.
O lixo orgânico (de origem natural) é o lixo que se decompõe mais rápido na natureza, e que também auxiliam o processo de tornar a terra mais fértil. Já as coisas artificiais (inorganicos), são produtos produzidos pelo homem (latas, plástico e vidro), que levam uma eternidade para se decompor.

Tempo de Decomposição do Lixo:

Veja alguns exemplos de tempo para decomposição do artificiais:
  • Chiclete => 5 anos para decomposição;
  • Tampas de garrafas => 150 anos para decomposição;
  • Latas de alumínio => De 200 a 500 anos para decomposição;
  • Isopor => 400 anos para decomposição;
  • Plásticos => 450 anos para decomposição;
  • Fralda descartável comum => 450 anos para decomposição;
  • Garrafas de vidro 1 milhão de anos para decomposição;

O que preciso fazer para reciclar?

Para reciclar, é preciso primeiro separar os tipos de lixo. Para isso, será preciso adotar um sistema chamado Coleta Seletiva de Lixo. Nesse processo, o material orgânico (restos de comida, plantas mortas) é separado dos materiais recicláveis como – o papel, o plástico, o metal e o vidro para a sua reutilização ou reciclagem.
  • Conheça os símbolos e cores das lixeiras reciclaveis:
Após tudo corretamente separado, basta você levar o lixo até aquelas lixeiras grandes e coloridas mais próximo da sua casa, onde cada cor e símbolos representa um material reciclável.

O que pode ser reciclado:

Plásticos: Garrafas de refrigerantes, frascos, embalagens de produtos de limpezas, potes, tampas, brinquedos, peças, sacos, sacolas, copinhos de café…

Papéis: Jornais, revistas, papéis de computador, embalagens de papelão, catálogos, envelopes, cadernos e folhetos comerciais, cartazes…

Vidros: Frascos, garrafas de todos os tipos, copos, potes…

Metais: Latas de aço e alumínio (como de óleo, salsicha e refrigerante), panelas, tampas de garrafa, pregos, embalagens de alumínio, objetos de cobre, chumbo, bronze, ferro, zinco, ferragens, arames e chapas…


Compartilhe: :

0 comentários:

 
Traduzido Por : Template Para Blogspot
Copyright © 2016. Saiba um Pouco de Tudo