Home » , » Cientistas descobrem que o morango consegue proteger a pele dos raios UVA

Cientistas descobrem que o morango consegue proteger a pele dos raios UVA



A situação das mulheres vítimas de ataques com ácidos em seus rostos é uma situação triste e inadmissível.
Loções protetoras feitas a partir de morangos poderão, em breve, estar à venda depois da descoberta que a fruta protege de queimaduras solares.
O extrato de morango atua como protetor natural contra a excessiva radiação ultravioleta, reduzindo os danos na pele após se expor ao sol.
Pesquisadores italianos e espanhóis afirmam que a descoberta abre caminho para o desenvolvimento de novos filtros solares utilizando morango na composição.
Maurizio Battino, líder do estudo e professor na Politecnia Universita delle Marche, na Itália, disse: “Temos verificado o efeito do extrato do morango contra os danos celulares provocados por raios UVA”, de acordo com o britânico DailyMail.
Os estudos prepararam culturas com células epiteliais humanas em meio com baixíssimas concentrações do extrato da fruta. As amostras foram expostas em luz ultravioleta em doses equivalentes a 90 minutos de um sol do meio-dia na Riviera Francesa.
Os dados confirmaram que o extrato de morango possui propriedades fotoprotetoras aumentando a resistência das células à radiação UVA.
Protetores solares devem proteger contra raios UVA e UVB – ambos os tipos causam queimaduras e aumentam o risco de câncer de pele.
Os raios UVA são menos poderosos que os UVB, mas penetram em maior profundidade na pele, aumentando o envelhecimento precoce. O UVB é absorvido pelas camadas superiores, liberando substâncias químicas que causam dor, inchaço e vermelhidão.
O fator de proteção solar, conhecido como FPS, é uma medida da quantidade de proteção em relação ao UVB. No Reino Unido e em vários países, a quantidade de proteção contra os raios UVA é dada através de estrelas, geralmente abaixo do FPS.
Os cientistas ainda acreditam que este é o primeiro passo para determinar os benefícios na ingestão do morango. Segundo a pesquisa, compostos chamados antocianinas encontrados em pigmentos das folhas, flores e frutos do morangueiro, são os verdadeiros responsáveis pelo efeito protetor do morango.
Os resultados do estudo foram publicados no Journal of Agricultural Food Chemistry.
Compartilhe: :

0 comentários:

 
Traduzido Por : Template Para Blogspot
Copyright © 2016. Saiba um Pouco de Tudo