tentáculo
braço no Reino Unido removeu totalmente cores, sabores e preservativos artificiais de seus doces, entre os quais barras de chocolate e balas. E no Brasil?
Futuramente, esse selo pode figurar nos doces da Nestlé. O Brasil, por enquanto , está no banco de reserva. |
É verdade que na notícia do site da BBC eles também não citam os Estados Unidos, mas a julgar pelos argumentos meio descabidos para a escolha do candidato republicano, eles não devem ligar muito para a saúde por lá. Afinal, desde 2008 que o país anda meio ruim das pernas (para o rico para dos brothers), mas acham que vão resolver o problema de saúde pública através dos planos de saúde privados.
Para quem não entende muito do problema da falta de um SUS nos Estados Unidos, recomendo fortemente que seja assistido o documentário Sicko, SOS Saúde. No qual o documentarista Michael Moore compara o sistema de saúde deles, pelo menos como era antes da reforma proposta por Obama, com os da Inglaterra e o de Cuba. Os democratas tentam desde o governo Clinton mudar a situação mas os lobbies dos planos de saúde sabotam de toda forma.
Ema, ema, ema, cada um com seus pobrema. O fato é que desde que o fenômeno disse que é brasileiro e não desiste nunca, que o brasileiro resolveu que vai dar certo de qualquer maneira. Então a gente se cansou de empresas como a Sony ficarem regulando uma playstore brazuca, fazendo com que a comunidade de jogadores tenha que se passar por europeus ou norte-americanos para comprar os produtos da marca. Ou ter que pagar a internet mais cara, ou o iPhone mais caro, ou os carros mais caros que o resto do mundo civilizado (quem pode, dá um pulo em Miami e traz pelo menos o iPhone de lá).
Basta, desrespeito por parte de uma fabricante de smartphone, ou de consoles de videogames, mesmo de uma operadora de telefonia, é inaceitável, mas podemos esperar o troco torcendo para o Anonymous.
Porém, meus companheiros de consumo, com saúde não se brinca. Um estudo da ONG britânica Grupo de Apoio a Crianças Hiperativas mostra que de um total de 357 crianças hiperativas examinadas 87% apresentaram agravamento do seu quadro devido a colorantes artificiais na comida, enquanto 72% reagiram a preservantes. Será que as criança brasileiras não apresentariam quadro semelhante?
A Food Standards Agency, que cuida da qualidade dos alimentos no país, havia recomendado aos fabricantes de alimentos que eliminassem os ingredientes químicos. Será que é isso que está faltando para nós? Uma medida provisória, ou que o ministro da saúde baixe uma portaria estabelecendo prazos e metas semelhantes? Que o Ministério Público celebre uma TAC, termo de ajustamento de conduta, com as empresas do setor?
De acordo com o comunicado da Nestlé, as mudanças foram feitas em resposta a pesquisa da empresa Health Focus International que mostra que 74% dos consumidores buscam produtos naturais nas prateleiras de supermercados. Ou seja, as crianças hiperativas que se lasquem. Por certo, o consumidor brasileiro não busca produtos naturais nas prateleiras do supermercado. Então a culpa de haver conservantes é desse povinho vira-lácteo.
Fico imaginando a pesquisa: Um entrevistador armado com sua prancheta pergunta para um consumidor brasileiro: Você prefere produtos naturais ou produtos com corantes, conservantes, flavorizantes que deixam as crianças hiperativas mais hiperativas ainda? Quer produtos com transgênicos ou sem transgênicos? Quer produtos orgânicos ou com agrotóxicos? Aí, o emergente da classe C por certo vai responder: "se puder pagar com o crediário das Casas Bahia, pode até dar intoxicação alimentar." Deve ser por isso que o povo anda fazendo tantos cruzeiros hoje em dia.
A Health Focus International tem entre seus clientes grandes empresas do ramo de alimentação, incluindo a própria Nestlé. Segundo jornais britânicos, essa seria a primeira grande empresa de produtos alimentícios a retirar todos os componentes artificiais de toda sua linha de doces.
O recado está dado Dona Nestlé, se perguntarem para mim se eu quero produtos sem aditivos e conservantes artificiais, aqui vai meu sonoro SIM!
Fonte: BBA
0 comentários:
Postar um comentário