Um truque simples permite que você enxergue aquilo que seu cérebro aprendeu a ignorar: as veias do seu olho.
O fenômeno se chama adaptação sensorial, e é o mesmo fenômeno que faz você parar de escutar o barulho do cooler do seu computador ou da torneira da pia pingando após algum tempo.
Ele é responsável também, por você não ver a rede de vasos sanguíneos no seu olho. Mas, é possível contornar esse impendimento fazendo uma simples experiência.
É bem fácil, envolve olhar por um pequeno orifício (em um papel ou mesmo com os dedos, por exemplo) mexendo-o rapidamente fazendo movimentos circulares, conforme mostrado no vídeo acima (a partir do ponto 6:20), isso faz com que a sombra dos vasos mudem bastante a ponto do seu cérebro voltar reconhecê-los novamente.
|
Uma representação artística do que deve ser visto. |
A explicação é que o cérebro se acostumou a ver a sombra formada pela rede de vasos sanguíneos dia após dia, a ponto de parar de vê-las. E pode ser que isso venha a ocorrer pouco depois que nascemos.
O vídeo foi publicado por um usuário do YouTube (thegnome54) que estuda neurociência cognitiva na Universidade Brown (EUA). Embora vê-los pode ser uma sensação meio estranha (e até emocionante de descoberta do próprio corpo) a princípio, você deve parar de vê-los assim que cessar o movimento.
Fonte: Gizmodo.
0 comentários:
Postar um comentário