Pacientes diabéticos podem ingerir frutas à vontade?
Açúcar mascavo prejudica menos a pessoa diabética?
Quem tem diabetes pode usar suplemento alimentar sem prejudicar a sua dieta?
Suplementos alimentares não trazem benefícios se o paciente já utiliza uma dieta balanceada. Em alguns casos como desnutrição e situações de saúde bastante comprometida, podem ser utilizados em pacientes diabéticos. Porém devem ser orientados por médico ou nutricionista.
Pessoas com diabetes podem tomar soro caseiro em caso de desidratação?
Qual é o perigo de “pular” refeições para quem tem diabetes?
O maior risco é o paciente apresentar quedas do nível de açúcar no sangue (hipoglicemia), que leva a sintomas muitas vezes sérios como tonturas, desmaios, angina, sudorese e palpitações. Além disso, o hábito de pular refeições pode prejudicar no controle do diabetes e do peso.
Medicações para tratar diabetes engordam?
Depende da medicação. Algumas medicações levam a ganho de peso, porém existem medicações que auxiliam na perda de peso. No entanto, a alimentação errada e falta de atividade física são as maiores causas de ganho de peso na pessoa diabética.
Existe planta que produz insulina?
Não. A insulina é um hormônio produzido apenas pelos animais e nenhuma planta é capaz de produzi-la. Algumas pessoas têm utilizado certas plantas como “pata-de-vaca”, alcachofra e outras para tratar seu diabetes. Isso pode ser perigoso porque até agora nenhuma planta se mostrou eficaz no controle do diabetes. Sob orientação profissional, algumas plantas podem ser utilizadas, mas quem já utiliza medicações nunca deve abandonar o tratamento.
Tomar vinho evita infarto na pessoa que tem diabetes?
Vários estudos científicos têm mostrado nos últimos anos que o vinho de algumas regiões do Sul do Brasil ajuda na prevenção de infarto, tanto em pessoas diabéticas quanto não-diabéticas. Porém o excesso de vinho pode prejudicar o controle do diabetes. Portanto, o uso deve ser orientado por Médico especialista.
Existe cirurgia para tratar diabetes? Como funciona?
Sim. A cirurgia está indicada apenas para pacientes com diabetes do tipo 2 (diabetes do adulto), principalmente nos casos de pacientes muito obesos e com outras complicações como colesterol alto e hipertensão.
A cirurgia consiste na ressecção de parte do estômago, que estimula o organismo a produzir outros hormônios que fazem o pâncreas produzir insulina. É uma nova forma de se controlar o diabetes, além de ajudar na perda de peso, porém não é indicada para todos os pacientes diabéticos.
Outras técnicas de cirurgia são o transplante de pâncreas e o transplante de ilhotas (regiões do pâncreas produtoras de insulina). Esses transplantes são reservados principalmente para pacientes com diabetes tipo 1 ou tipo 2 que apresentam graves danos nos rins.
0 comentários:
Postar um comentário