Eles podem ser pequenos, mas são responsáveis por obras de grande beleza. Confira algumas delas.
Em 2010, enchentes no Paquistão forçaram milhões de aranhas a se refugiarem em árvores, produzindo verdadeiras redes em árvores.
Para atrair as fêmeas, um baiacu acabou construindo um círculo de areia. A estrutura também serve para proteger os ovos postos. Foto por Yoji Ookata.
Uma espécie de abelha da Turquia e Irã produz uma série de “sanduíche” de pétalas de flores para suas larvas. Elas enchem os sanduíches com néctar e pólen das flores para sustentar um único ovo.
O bowerbird, um passarinho de 20 centimetros, cria ninhos cercados por objetos coloridos. Obviamente, tudo para agradar a mamãe bowerbird.
Parecem esculturas, mas são lares de milhares de cupins com controle de temperatura e protegidos contra condições climáticas extremas.
O caranguejo decorador se camufla furando detritos que estão no fundo do mar. A mistura de materiais orgânicos e inorgânicos muitas vezes transforma os caranguejos em obras de arte.
A tartaruga Koopa teve uma carreira de 5 anos como artista, criando telas. Uma parte dos rendimentos foram destinados a instituições de caridade.
Amicta é uma espécie de larva que constrói casulos em madeira.
Uma vespa constroi ninhos incríveis usando fibras vegetais misturadas com sua própria saliva.
Estas larvas criam incríveis bolsas usando pedras, galhos e areia. O mais interessante, é que o artista francês Hubert Duprat criou jóias banhando as bolsas com ouro, pérolas, turquesa, rubis e safira.
Fonte: http://colunistas.ig.com.br
0 comentários:
Postar um comentário