Arroz integral: é rico em fibras insolúveis, sendo uma boa alternativa durante as refeições. Atuam como laxante natural, auxiliando no funcionamento do intestino. A recomendação é que seja ingerido através de diversos alimentos quantidades entre 20 a 35 gramas por dia.
Couve: rica em fibras, tanto as solúveis quanto as insolúveis, é um potente aliado no processo digestivo e nas funções gastrointestinais. Contém flavonoides e carotenoides, que são importantes antioxidantes e que auxiliam nas funções normais das células do corpo. Além disso, possui sulforafano, isotiocianato e indóis, que são substâncias anticancerígenas e que atuam no fígado.
Gengibre: pode ser muito utilizado em problemas que afetam o trato digestório, como náuseas e dores abdominais, além de melhorar o funcionamento do intestino e acelerar o esvaziamento gástrico. A recomendação varia entre 2 a 4 gramas ao dia.
Brócolis: é outra excelente opção de vegetal, que pode ser preparado junto com o arroz, nas saladas ou em preparações com carnes, além de ser uma ótima fonte de fibras. Apresenta substâncias, como isotiocianatos, flavonoides, carotenoides e sulforafano, que atuam no organismo como antioxidantes e na eliminação de substâncias tóxicas.
Cenoura: é uma ótima fonte de fibra. Auxiliando, assim, nas funções gastrointestinais e no sistema imunológico por meio da vitamina C.
Ameixa: ideal para incluir em sobremesas por possuir uma grande quantidade de fibras. É muito utilizada como laxante natural. As ameixas possuem, dentre outras substâncias, os fenóis (ácido neoclorogênico e ácido clorogênico) que são importantes antioxidantes, auxiliando no funcionamento normal das células do corpo.
Abacaxi e mamão: são duas frutas conhecidas por suas propriedades digestivas, além de possuírem grandes quantidades de fibras solúveis. Contêm promelina e papaína, respectivamente, potentes enzimas digestivas que auxiliam na digestão de alimentos com alto teor de proteínas, como as carnes. Consumir uma fatia de abacaxi ou um quarto de mamão papaya já é o suficiente.
Chá verde: tem efeito antioxidante e protege o fígado. A recomendação é de até 500ml por dia (4 a 5 xícaras). É contraindicado para gestantes e lactantes, pessoas com gastrite, úlceras gastrointestinais, com doenças cardiovasculares, doenças renais, hipertireoidismo, ansiedade, insônia e taquicardia.
Chá vermelho: acelera o metabolismo hepático (fígado), favorecendo a redução do colesterol e facilitando a digestão. A recomendação de ingestão é de até 500 ml por dia (4 a 5 xícaras). É contraindicado durante a gestação e a lactação, para pacientes hipertensos, com úlcera gástrica e diabetes.
0 comentários:
Postar um comentário