A Eole Water, empresa localizada em Sainte-Tulle na França, desenvolveu uma turbina eólica capaz de produzir água potável: é a WMS1000.
Foram mais de 18 meses de desenvolvimento e testes (somente para este modelo) e 2 milhões de euros investidos para o lançamento do modelo idealizado por Marc Parent, fundador da empresa.
Apesar de ser uma ideia bem diferente do que estamos acostumados a ver, o conceito é simples, parecido com o que acontece em um ar condicionado. Você já deve ter visto aqueles aparelhos de ar condicionado de parede que ficam gotejando a água que condensa na parte externa. Pois é, Marc Parent observou o fenômeno e pensou: Por quê não aproveitar essa água?
Mas ele foi além: pensou em utilizar energia eólica para abastecer de energia o processo de condensação da umidade da atmosfera. E não é que deu certo! A WMS1000 pode chegar a gerar 1500 litros de água potável por dia dependendo das condições climáticas. Uma solução apropriada para locais com acesso escasso à água e à energia elétrica.
O condensador possui um comprimento equivalente de 5 km. Após a condensação, a água passa por um simples processo de tratamento e desinfeção para garantir a qualidade.
O que mais você acha que não é possível?
0 comentários:
Postar um comentário