O IMC, índice de massa corporal, avalia o peso em relação à altura de uma pessoa e indica se está peso abaixo do normal, normal, com sobrepeso e obeso. O ideal é ficar dentro do peso considerado normal. A fórmula usada para encontrar o índice de massa corporal era bem simples, bastava dividir o peso pela altura ao quadrado.
Esta fórmula esta sofrendo uma pequena alteração, pois um grupo de matemáticos da Universidade de Oxford descobriu que a fórmula atual do cálculo não leva em conta o ganho de peso natural de uma pessoa mais alta. Quanto maior a estatura de uma pessoa maior o índice considerado normal.
A nova fórmula foi escrita da seguinte maneira: 1,3 multiplicado pelo peso e dividido pela altura elevado a 2.5. Esse cálculo é bem difícil de ser feito, eu não sei fazer, por isso o jornal Zero Hora criou uma calculadora em que se preenche a altura e o peso e temos o índice calculado pela fórmula antiga e pela atual. Para que o cálculo seja feito é preciso preencher, na Calculadora Zero Hora, os campos nas duas fórmulas.
O resultado encontrado deve ser comparado com a seguinte tabela:
IMC menor que 18,5 a pessoa está com peso abaixo do normal.
IMC entre 18,5 e 24,9 a pessoa está com peso normal.
IMC entre 25 e 29,9 a pessoa está com sobrepeso.
IMC acima de 30 a pessoa está obesa.
Faça o teste e se tiver com sobrepeso o obeso deve procurar um médico para indicar o melhor caminho para mudar essa situação, pois o peso em excesso é causador de diversas doenças, entre elas a que atinge o maior número de pessoas é o diabetes.
Fonte: http://www.blogdocatarino.com
0 comentários:
Postar um comentário