Para que o bolo alimentar (que foi triturado pelos dentes e misturado com a saliva, na boca) chegue até o estômago, se faz necessário um conjunto de movimentos musculares que irão "empurrar" o bolo alimentar pelo o esôfago para que chegue até o estômago. Esses movimentos musculares, são involuntários, ou seja, não podemos controlar, e são músculos lisos que revestem o tubo gastrointestinal (TGI). À partir do momento que engolimos o bolo alimentar, esse movimentos entrarão em ação, movimentando os músculos do esôfago até o esfincter cardíaco (porção terminal do esôfago), movimentando o bolo até o estômago.
Quando o bolo alimentar chega ao estômago, se iniciam novos movimentos involuntários, os movimentos peristálticos. Esses movimentos vão ser necessários para que o bolo alimentar (que agora se chama Quimo) seja misturado com o ácido gástrico, para que o alimento seja quebrado em partículas menores, para posterior absorção pelo intestino delgado. Lembrando que da boca até o estômago, até o processo de formação do quimo, se dá o nome de Digestão. A absorção é quando será feita a retirada de nutrientes do quimo pelo intestino delgado, e retirada de água e sais pelo grosso.
Então, quando os movimentos peristálticos do estômago entram em ação misturando o quimo com o ácido gástrico, ocorrem os "barulhos", justamente devido a esta mistura de sólido com líquido.
0 comentários:
Postar um comentário