Astrônomos da NASA, disseram hoje que o período "máximo solar", anunciado para 2013, torna-se evidente. O FDA mostra duas fotografias do Sol em outubro de 2010 e outubro de 2012, o que evidencia a diferença entre estes dois anos, mostrando um tom claramente mais ativo nos últimos meses.
O máximo solar, ou a atividade solar máxima, é governada por ciclos naturais de cerca de 11 anos, que são marcadas pelo aumento do número de manchas solares. A redução destes, por sua vez, indica o período mínimo solar. Estes pontos são aqueles escuros observados na superfície do Sol ou fotosfera.
"O ciclo solar fornece mais do que apenas um aumento de manchas solares. Na atmosfera do Sol, ou corona, regiões ativas aparecem brilhantes, que têm suas raízes na mancha solar inferior " , astrônomos da NASA estão preucupados.
Cientistas estão monitorando continuamente as regiões ativas do Sol, pois elas são a fonte de flares e tempestades solares que ejeta ejeções de massa coronal (CME), que às vezes são destinadas diretamente para a Terra.
Quando o CME colidem com o campo magnético da terra, dependendo da intensidade e velocidade, potencialmente pode colapsar as fontes de energia e afetar as redes de energia. Uma vez afetados as comunicações de alta e baixa frequência, para além de GPS e comunicação via satélite.
A chegada de partículas solares da CME para os pólos da Terra ocasionará uma mudança de ionização destes com colorido aurora austral e boreal nos céus noturnos.
O mínimo solar mais recente foi em 2008, e o sol começou a aumentar a sua actividade em Janeiro de 2010, com uma tempestade solar de raios-X, de magnitude M. Este flash de classe M "é 10 vezes menos potente do que as maiores explosões, classificadas como de classe X ", diz NASA.
A partir desta data o Sol tem sido ativo com tempestades solares e de possível magnitude M X. " O sol continuou a trabalhar próximo do máximo solar em 2013 " , dizem os astrônomos.
"A viagem para o máximo solar é evidente nas imagens atuais do sol, mostrando um contraste marcante em 2010, com regiões ativas brilhantes espalhadas por toda a estrela."
Apocalipse
EUA elevou os alarmes. O ciclo solar mudou e, com ele, o silêncio incomum. O Sol se move para uma transformação que está prevista de uma grande intensidade, o que resulta em aumento da atividade magnética, mais manchas e erupções solares. Alguns fenômenos que, embora não seja suficiente, pode afetar enormemente para a nossa sociedade atual atormentado navegação e sistemas de comunicação que poderiam ser suspensos.
E há pouco. Os cientistas prevêem que, até o final de 2013 será o período mais movimentado do novo ciclo. Embora o risco seja estendido para os próximos seis anos. A dependência das sociedades modernas, cheio de redes de comunicação e satélites móveis que podem entrar em colapso, agravando as conseqüências. Assim, uma tempestade solar extrema como esperado poderia ter consequências graves para o nosso estilo de vida.
Há precedentes que prevêem o pior. A tempestade solar mais poderosa da história ocorreu em 1859, embora os seus efeitos foram limitados porque o poder estava em sua infância. Entretanto, causando auroras pode ser visto de todos os cantos do planeta.
Outras mais leves,perto no tempo e mostrou o perigo para os serviços móveis, o GPS e redes de energia. Por exemplo, em 1994, uma tempestade solar derrubou dois satélites de comunicações por horas, ou em 1989, deixou fora de operação por mais de nove horas a usina hidrelétrica em Quebec (Canadá), fazendo com que centenas de milhões fossem perdidos.
Mas ... o que são os efeitos da "tempestade solar do século"? Os relatórios encomendados pela NASA, pelo Exército dos EUA, pelo Parlamento britânico e um grupo de peritos da Comissão Europeia acredita que depois de cinco dias um, 'Armageddon' ao vivo pode se real.
Para começar, acidentes de avião e tráfego aumentaria em uma série de falhas nos sistemas de estradas, o desembarque, semáforos e sinais.
Sistemas elétricos sofreriam colapso total, deixando as casas, indústrias, refinarias e fábricas de produtos químicos sem energia. Na ausência de protocolos, as consequências deste colapso seria dramático. Os elevadores se tornariam mais um ponto negro, o que complica a evacuação e deixando as pessoas encalhadas.
Como foi destacado em 1859, também pode ser desencadeada grandes incêndios elétricos simultâneos.Além disso, o abastecimento de água deixaria de funcionar para além do nível do solo, por sistemas de bombeamento não iriam funcionar.
Postos de gasolina não poderia entregar o combustível de forma igual. Qualquer meio de transporte, bem como um risco, seria impossível para reabastecer. Embora não importa, porque quer operar caixas eletrônicos. Eles poderiam até mesmo desaparecer nas bases de dados bancários.
No entanto, os sistemas de comunicação seriam os mais afetados. Telefones celulares, computadores, rádios e televisões na cadeia de falhas, deixando as pessoas isoladas e sem informações sobre como responder ao caos. Por esta razão, as autoridades norte-americanas lançaram e recomendações para estar preparado para o que veio a ser definida como "a tempestade solar do século". Será verdade? ou uma "teoria da conspiração"?
Fonte: urgente24.com
0 comentários:
Postar um comentário