Cerca de seis meses atrás, um estudante de pós-graduação do Instituto de Tecnologia da Geórgia detectou pela primeira vez uma misteriosa teia diferente de tudo que os cientistas tinham visto antes: cada uma das estranhas teias era uma pequena esfera rodeada por uma vedação circular de menos dois centímetros de diâmetro.
O estudante Troy Alexander encontrou a misteriosa formação debaixo de uma lona no Centro de Pesquisa Tambopata, no Peru e não tinha ideia do que era. Por isso, ele postou fotos das teias no Reddit. Apesar de consultar vários especialistas – que fizeram várias suposições, de mariposas até fungos – ninguém sabia o que construiu a estrutura, ou para que finalidade.
Cerca de um mês atrás, os pesquisadores finalmente tiveram a chance de voltar para o local onde as teias foram encontradas. Eles procuraram ao redor da área onde as primeiras foram encontradas, eventualmente detectando entre 45 a 50 das estranhas formações.
Eles, então, passaram dia e noite estudando as estruturas para ver se poderiam encontrar quaisquer sinais de atividade.
Uma das primeiras hipóteses plausíveis é que as bolhas do meio eram espermatóforos, ou pacotes cheios de esperma e de alimentos nutritivos que atraem aranhas fêmeas. Mas ao longo de uma semana, eles não encontraram quaisquer sinais de fêmeas que vinham para comer os pacotes.
O objetivo da vedação também permanece um mistério, embora os pesquisadores tenham uma teoria interessante.
Durante um de seus dias de observação, eles viram uma formiga se aproximando e, em seguida, voltando para trás. As torres da teia são encontradas em árvores de Cecropia, que têm uma relação simbiótica com as formigas. Por isso, uma possibilidade é que a vedação seja uma proteção contra invasões de formigas que vivem na árvore.Fonte: LiveScience e http://misteriosdomundo.com
0 comentários:
Postar um comentário