Copa do Mundo do Brasil deve ser o primeiro evento a implantar o sistema que auxiliará juízes.
Um novo sistema promete acabar com as dúvidas sobre lances duvidosos no futebol. No amistoso que acontecerá amanhã (dia 2 de junho) entre Bélgica e Inglaterra, será testada uma nova tecnologia que deve por um ponto final nas questões em que não se sabe se a bola entrou ou não no gol adversário.
Um sistema de câmeras, desenvolvido pela empresa britânica Hawk-Eye Innovations pretende revolucionar o futebol com sua tecnologia de monitoramento e triangulação da bola, não deixando dúvidas se ela realmente cruzar a linha do gol.
Mas ainda não será dessa vez que um sistema tecnológico auxiliará o juiz durante a partida. Por enquanto, o recurso não será usado para resolver disputas durante o jogo entre os dois países, pois o sistema ainda está em fase de testes. Os dados serão analisados por cientistas após o jogo, antes que os dirigentes do futebol decidam no dia 5 de julho se essa tecnologia será adotada ou não.
Agora é com os cartolas
A decisão está nas mãos da International Football Association Board (IFAB), o órgão que regulamenta as regras do futebol. A FIFA já fez testes anteriores com tecnologias semelhantes na Copa do Mundo Sub-17 do Peru, em 2005, e no Mundial de Clubes do Japão, em 2007. Em ambos os casos a entidade descartou o uso da tecnologia, alegando que ela não era precisa o suficiente.
Mas um erro na copa do mundo de 2010 forçou o presidente da FIFA, Joseph Blatter, a rever sua posição e definir um prazo para sua implantação: a Copa do Mundo do Brasil, em 2014. A IFAB solicitou no ano passado a apresentação de projetos por parte das empresas interessadas, e outros testes já estão sendo feitos.
Fonte: Wired
0 comentários:
Postar um comentário