A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) ou, simplesmente, Correios, começou a realizar testes em Belo Horizonte (MG) com motocicletas elétricas. A ideia se der certo, é tentar utilizar essas motocicletas e diminuir a emissão de gases provocados pelo uso das motos à combustão nas entregas, já que esse tipo de moto é protagonista no aumento da poluição do ar e, em grande parte, muito mais que os automóveis.
Nos testes estão sendo utilizadas duas motos modelo Scooter, com tecnologia alemã e design italiano, para ajudar na distribuição de cartas e encomendas. Atualmente os testes também estão sendo realizados em São Paulo (SP) com mais duas outras scooters. As motos estão vindo através de uma parceria com a empresa Riba Motos Indústria e Comércio, do grupo VMOTO/E-MAX, e serão testadas até o final de março.
Os Correios já utilizam veículos elétricos de calçadão em Curitiba (PR) e em Porto Alegre (RS) e pretendem expandir neste ano o uso do veículo para cidades de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Santa Catarina.
Fomos atrás e descobrimos os detalhes da motocicleta que está sendo testada. Ela é a 120SD, da marca E-MAX, que tem uma potência equivalente a uma scooter de 125cc, mas por ser elétrica o nível de consumo, manutenção e emissões de CO2, são melhores relativamente às scooters com motor de combustão.
A motoneta possui um comando “boost”, que permite selecionar uma das três funções – Eco, Normal e Max – com diferentes resultados a se obter. Por exemplo, a função “Max” é destinada a manter a velocidade em subidas mais acentuadas e atingir velocidades superiores. Nesse modelo numa velocidade de até 45Km/h (em modo Eco) consegue-se atingir uma autonomia de 80km, já se você quiser algo mais emocionante, com velocidades próximas dos 65Km/h (velocidade máxima), a autonomia baixa para os 40km.
Ela contém uma bateria de silício, que pesa 100 kg, e mais 50kg do material da moto, chegando ao peso de 150kg. Suporta até 150kg, uma carga completa demora de 3 a 5 horas, e possui freios a disco. O preço da moto na Europa gira em torno de €3.990 (cera de R$ 10.836).
0 comentários:
Postar um comentário