Home » » SOBREVIVÊNCIA NA SELVA - CAPÍTULO III

SOBREVIVÊNCIA NA SELVA - CAPÍTULO III


ÁGUA
Necessidade
a. Haverá situações em que não será fácil a obtenção de água. Sendo a primeira das necessidades para a sobrevivência do homem, abastecer-se dela deve constituir uma preocupação constante.

b. O ser humano pode resistir vários dias sem alimento, estando, entretanto, com menores possibilidades de sobreviver se lhe falta a água. Esta resistência estará condicionada à capacidade orgânica e às condições físicas do indivíduo, as quais, na selva, estarão, contudo, sempre aquém das possibilidades normais deste mesmo indivíduo. É o tributo cobrado pela própria selva.

c. Na selva equatorial, o que mais ressalta de importância e a necessidade constante da água, por sofrer o organismo sudação excessiva com eliminação de sais minerais, que, quando demasiada e constante, poderá acarretar a exaustão. Torna-se vital a manutenção do equilíbrio hídrico do organismo.
d. De modo algum deverá o sobrevivente lançar mão de outros líquidos, como álcool, gasolina, urina, à falta absoluta da água. Tal procedimento, além de trazer conseqüências funestas, diminuirá as possibilidades de sobreviver, revelando indícios da proximidade do pânico que, quando não dominado, será fatal. Portanto, saber onde há água e estar sempre abastecido dela é importantíssimo e fundamental, bem como conhecer técnicas de filtragem e esterelização.


Exemplo de uma das formas de obtenção de água- Manual Exército IP 21-80

Cipó d’água - Parasita de uns 10 centímetros de diâmetro, cor marrom-arroxeada e casca lenhosa, estando pendurado entre a galharia e o solo, em grandes árvores. Bastará cortá-lo, primeiro em cima, ou onde mais alto se possa alcançar, e depois em baixo, de modo a ter no mínimo, 1 metro de cipó. Deixa-se que pela parte inferior escorra a água. Pela quantidade que fluir e pela facilidade com que o cipó é encontrado na selva, poder-se-á sempre estar suprido de água.

Bambus - Às vezes, poderá ser encontrada água no interior dos gomos do bambu, principalmente do velho e amarelado. Pelo barulho, ao ser sacudido, sabe-se da presença ou não de água e, para sua utilização, bastará fazer um furo junto à base dos nós. Na Selva Amazônica, os bambus somente são encontrados em locais que já foram ocupados pelo homem, entretando em outras localidades encontra-se outras espécies com cores diferenciadas que também possuem água. Manual Exército IP 21-80
Compartilhe: :

0 comentários:

 
Traduzido Por : Template Para Blogspot
Copyright © 2016. Saiba um Pouco de Tudo