Foram descobertos 3 fósseis de 3 indivíduos em uma caverna na Ásia, mais precisamente na China, e que e que datam da Idade da Pedra, podem pertencer a uma espécie humana até agora desconhecida, revelou um estudo publicado nesta quarta-feira (14) pela revista americana "PLoS One".
Os fósseis mostram que estes indivíduos tinham características anatômicas muito diferentes, uma mistura de traços humanos arcaicos e modernos, e que viveram entre 11.500 e 14.500 anos atrás. Estes fósseis são um raro aporte a uma etapa da evolução humana recente e ao começo do povoamento da Ásia.
Provavelmente este grupo é contemporâneo aos humanos modernos (Homo sapiens) do começo da agricultura na China, uma das mais antigas do mundo, mas os paleoantropólogos foram cautelosos, contudo, em relação à classificação desses fósseis, devido ao incomum mosaico de características anatômicas que revelam. Caso se confirme que realmente é uma espécie humana ficará provado que nós, Homo sapiens não fomos contemporâneos de apenas uma espécie, o Homem de Neanderthal, como a ciência acreditava.
Outra explicação seria que essa nova espécie poderiam descender das tribos de humanos modernos desconhecidos até agora, que emigraram da África muito antes e que não contribuíram geneticamente a populações modernas.
Este descobrimento abre um novo capítulo na história da evolução humana, o capítulo da Ásia e é uma história que apenas começa a ser contada.
Fonte: Biologia na medida certa
0 comentários:
Postar um comentário