A seguir, 7 símbolos famosos cuja procedência a maioria das pesquisas desconhece.
1. O símbolo de ligar/desligar (Power)
Nos anos 40, quando se usava o sistema binário, 1 significava “ligado” e 0, “desligado”. Logo, isto foi se transformando neste símbolo que representa um círculo e um palito (0 e 1).
2. Coração
Todos nós sabemos que o símbolo de coração não tem nada a ver com o coração anatômico. Existem várias razões pelas quais se acredita ter sido criado este símbolo que representa o amor:
Um par de cisnes encostando suas cabeças de frente formam um coração. Os cisnes permanecem fiéis uns aos outros durante toda a vida, por isso para muitas culturas eles são símbolos do amor e da fidelidade.Também se acredita que este símbolo representava uma folha de hera. Os gregos desenhavam estas folhas com Dionísio, deus do vinho e da paixão.Outro motivo seria que o coração foi, inicialmente, símbolo de feminilidade, pois representava a pélvis feminina.
3. Bluetooth
A tecnologia Bluetooth (“dente azul”, em inglês) serve para parear dois ou vários dispositivos em rede. O símbolo vem da união de duas runas escandinavas: Hagall (H) e Berkana (B), que correspondem às primeiras letras do nome do rei Harald Blatand, que reunia as tribos danesas no Reino Unido. Este rei adorava as amoras azuis, então sempre, pelo menos um de seus dentes estava pintado de azul, por isso o chamavam de “dente azul”.
4. Et (o símbolo &)
Este símbolo faz parte do conjunto dos “símbolos de Tirão”. Significa que, este símbolo foi criado na Roma Antiga por Tirão, que inventou um sistema de abreviações para acelerar o processo de escrita.
O símbolo “&” é a conjunção “et” em latim, que significa “e”.
Entretanto este símbolo ficou famoso na Europa e na America, fazendo até parte do alfabeto inglês. Só começou a desaparecer no começo do século XX.
5. O símbolo “OK”
Para nós, o sinal manual de “OK” significa que “está tudo bem” ou “correto”. Entretanto, em outros lugares do mundo, como na França, este sinal significa que a pessoa (à qual foi dirigida o sinal) é um “zero à esquerda”, ou seja, tem um sentido oposto.
Outra hipótese, era que o ex-presidente estadunidense, Jackson, escrevia esta expressão “all correct” em alemão “oll korrect” ou de forma abreviada, O.K.”.
Outra teoria diz que o gesto “O.K.” vem do budismo e do hinduismo, porque muitas esculturas Budistas mostram Buda com este gesto, um gesto que, para eles, significa aprendizagem.
6. O símbolo da medicina
Poucos sabem, mas o símbolo da medicina é na verdade um erro.
Há mais de 100 anos, os médicos militares dos Estados Unidos o confundiram a vara de Esculápio (que não tinha asas e só tinha uma serpente) com o bastão mágico de Hermes, que era exatamente como no símbolo da medicina (porém Hermes não tinha nada a ver com a medicina)… Esculápio era o deus grego da cura e da medicina, portanto o erro se faz evidente.
7. O símbolo da paz
Inventado em 1958 para uma manifestação contra o uso de armas nucleares.
É a combinação de dois símbolos do abecedário semáforo (N e D), que fazem alusão a “desarme nuclear”. A forma como se representa estas letras no abecedário semáforo se vê na imagem.
Fonte: http://misteriosdomundo.org/
0 comentários:
Postar um comentário