O ‘chocolate’ foi descoberto em uma placa da península de Yucatán.
A descoberta sugere que o chocolate pode ter sido usado como um condimento ou molho para alimentos sólidos, além de ser usado como bebida.
Os especialistas já imaginavam que os grãos de cacau tinham sido usados no passado em culturas pré-hispânicas em bebidas, feitas através de esmagamento dos grãos e posterior mistura com líquidos fermentados da polpa do cacau.
Mas a descoberta anunciada pelo Instituto Nacional do México de Antropologia e História amplia a visão e concepção de como o chocolate era usado no México Antigo.
A pesquisa também revela raízes antigas de pratos tradicionais do país, tais como o molho de chocolate que, frequentemente, é usado no preparo de vários tipos de carnes.
Os cientistas encontraram substâncias químicas como a teobromina e cafeína, consideradas como marcadoras indicativas de chocolate. Apesar da descoberta, essa não é considerada a prova mais antiga da existência do uso de chocolate por povos antigos.
Vasos encontrados na costa do Golfo, supostamente utilizados por uma cultura olmeca possuíam traços de 3.500 anos dessa deliciosa guloseima.
0 comentários:
Postar um comentário